"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

17 de julho de 2011

José Bonifácio-SP sofre de novo com o SUFOCO das queimadas nos canaviais: A irresponsabilidade continua...!

Hoje, dia 16/07/2011 eu dirigia pela Avenida Campos Sales na cidade de José Bonifacio-SP quando  notei que sol escurecia, mas era um dia sem nuvens. Estamos vivendo um tempo seco, a chuva foi embora...

Segundo o SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SMA/CBRN a umidade relativa do ar nesse dia 16/07/2011 foi de apenas 25% (Região administrativa de São Jose do Rio Preto-SP.)

Olhei para o horizonte e vi a causa: novamente a maldição das queimadas da palha da cana ou queimadas nos canaviais. O Sufoco estaria recomeçando...

As pessoas já sofrem com o clima árido, o cheiro ardido destas queimadas que infelizmente jamais ficaremos livres, mesmo que cumpram as leis , proibição por causa da umidade do ar, mesmo que haja mortes de animais e de pessoas. Mesmo que mecanizem as lavouras. Os incêndios irão acontecer, pois é uma cultura altamente inflamável que somando com o clima seco fatalmente isso irá sempre acontecer.

O nosso horizonte de uma região próspera agora está vendo o retrocesso.

Campos que antes eram verdes e enchia nossos olhos com plantações de arroz, milho, café, algodão, criação de gado, agora domina a cultura feia e nociva da cana de açúcar, que alem de poluir a atmosfera com suas queimadas já vem contaminando o aguifero guarani uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo com uso excessivo de agrotóxico.

O governo perde tempo em não planejar um zoneamento agrícola para o Estado de São Paulo, pois tem uma grande densidade demográfica justamente onde concentra a monocultura da cana de açúcar que coincidentemente é um fator negativo a saúde dessa mesma população.

Agora à noite o ar está irrespirável, as luminárias dos postes estão ofuscadas pela fumaça escondida pela noite, sofremos com isso... Cadê as autoridades que elegemos para nos defender? Cadê a justiça que confiamos? Até quando ficaremos aqui como cordeiros à espera das enfermidades que essa poluição possa causar.

Antes que sejamos tosquiados temos uma das maiores armas que a democracia ainda nos permite: eleger realmente quem nos quer bem. Se isso não for possível, cabe apenas devolver o mesmo tratamento que os políticos nos impõem, jogar nosso voto na lata do lixo...

Vejam as fotos no tamanho original clicando sobre elas:
















Nuvem de fumaça indo na direção de José Bonifácio:








CANAVIAIS:



Um comentário:

Blog do Morani disse...

Irmão e amigo Rivaldo:

A sua luta continua... Ela tem um continuísmo que não tem fim. Os cidadãos, que a população brasileira elege para representá-la sejam nas Câmaras baixas - vereadores, sejam nas Assembléias Legislativas - deputados estaduais, ou no Congresso - infelizmente só pensam em suas caminhadas egoístas, em seus projetos que poderão lhes render meios a uma sobrevivência para lá de garantida. Falham e sorriem frente às câmeras das TVs e das máquinas de jornalistas que captam um instante de cinismo condenável.
É pena ver a sua cidade, com tanta beleza e bucolismo, ser envolvida por fumaças tóxicas levando às doenças respiratórias e a outros males perversos à população indefesa, porque a sua voz e o seu grito, pudesse de vez surtir os efeitos esperados também se vêem sufocados por essa fuligem altamente perigosa. Os eleitores não raciocinam: estão acostumados ao cabresto que lhes põem esses mesmos candidatos que batem ao peito e gritam, por seus lados, serem os seus representantes para todos os fins. E a impunidade se ombreia a todos eles; caminham unidos como irmãos siameses e não se largam, pois têm blindagens oficias dentro das próprias Leis nacionais. Os órgãos governamentais nada mais são que cabides de empregos a essa malta e aos seus chegados. Mas não desista: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Abraços e votos de sucesso em sua luta sem fim. Estou enviando essa nota para os amigos que se encarregarão de passá-la a outros, aqui e no exterior. Que Deus ilumine sempre.
morani