"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

15 de abril de 2012

Uma grande e bela árvore plantada na Praça Sebastião Pereira Lima (Jardim Novo)-José Bonifácio-SP, conhecida como “falsa seringueira” chama a atenção de quem passa pela avenida em frente.







                                                                                    
























































Na Praça Sebastião Pereira Lima (Jardim Novo) em José Bonifácio-SP, para quem sobe pela Avenida 09 de julho(Fotos) bem em frente a uma farmácia existe uma árvore de grande porte conhecida popularmente como falsa seringueira.
Essa árvore pode estar correndo o risco de ser suprimida, visto que está ao lado de um poço artesiano e que pode ser atingido pelas suas poderosas raízes. Mas uma vez a praça poderá perder uma árvore por causa da falta de planejamento dos gestores públicos do passado que ignoraram as características dessa arvore. (Como os quiosques que poderão criar problemas no futuro, visto que, estão instalados em área pública e são construídos em alvenaria.)

Quanto a seringueira se fosse plantada no centro da praça teríamos hoje um espaço sombreado, além da indiscutível beleza dessa planta.

Esperamos que não tomem uma atitude intempestiva e cortem essa arvore sem antes fazerem um estudo técnico que possa evitar mais essa agressão a natureza.

Leiam abaixo os dados científicos da falsa seringueira, retirados das fontes citadas no rodapé:

De nome científico Ficus elastica Roxb. ex Hornem., a falsa seringueira é originária da Ásia (mais especificamente da Índia, Malásia e Indonésia), mas é popularmente conhecida no Brasil como fícus italiano, devido ao fato das primeiras mudas a chegarem no pais terem sido trazidas da Itália, onde a espécie era muito usada em vasos, para a decoração de interiores. 
Também é conhecida como figueira branca, mas não deve ser confundida com a gameleira ( Fícus doliaria ), que eventualmente também recebe esse nome.
Pode ser utilizada em vasos internos e, de acordo com o pesquisador da Nasa, B. C. Wolverton, em seu trabalho sobre plantas que limpam o ar, é a que mais elimina toxinas químicas dos ambientes internos, entre as plantas da família Ficus até então estudadas.

O povo Kahasis, que habita a vila indiana de Cherapunjee, o local da Terra com maior índice de precipitação de chuvas, tem praticado a bio-engenharia com troncos e raízes desta espécie de ficus, construindo pontes vivas. Muitas dessas árvores crescem naturalmente nas margens dos rios e os habitantes do local guiam as raízes aéreas por sobre os cursos de água, de modo que enraízem na outra margem. À medida em que crescem e ficam mais fortes, as raízes se transformam em troncos e estes passam a ser usados como pontes. Algumas das pontes vivas já estão em uso há mais de 500 anos. Veja o vídeo a seguir:





Características
A falsa-seringueira é uma das árvores ornamentais mais populares do mundo, sendo cultivada em praticamente toda a Terra. Existem variedades com folhas manchadas de amarelo ou castanho, mas o cultivar mais comum é o Robusta, tem a cor lisa, verde brilhante.

Quando cortada, derrama um látex branco que pode ser tóxico, razão pela qual não deve ser plantada em locais onde convivem crianças e animais sem a devida supervisão. Esse látex já foi utilizado como matéria prima para a fabricação de borracha, embora não tenha a mesma abundância e qualidade do produzido pela seringueira.

Ficha da Árvore
Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta, Classe: Magnoliopsida, Ordem: Rosales, Família: Moraceae, Gênero: Ficus Sub-gênero: Urostigma, Espécie: F. eslastica, Nome comum: falsa-seringueira, fícus italiano, figueira branca, árvore da borracha, goma-elástica


FONTE DE PESQUISA:
Arvore do mês-
http://www2.camara.gov.br 




Nenhum comentário: