"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

30 de setembro de 2011

São José do Rio Preto e Araçatuba estão entre as piores cidade do mundo em qualidade do ar.

A TV-TEM noticiou hoje(29/09/11) que as cidades de São José do Rio Preto e Araçatuba estão entre as cidades com a pior qualidade do ar do mundo.
Num levantamento feito pela OMS-Organização Mundial da Saude perdendo por grande centros como Tóquio, Berlim  e Nova York. E por grandes centros industrializados no Brasil como São José dos Campos

Isso era de se prever, eu examino os céus da nossa região a cerca de quatro anos. Ele se apresenta cada vez mais cinzento e com as tardes avermelhadas. 

A poluição urbana nas grandes cidades é uma das causas dessa qualidade ruim do nosso ar, mas é das queimadas  nos canaviais que pode estar a principal fonte da poluição do ar nessas regiões.

Temos demonstrado isso ao longo desses anos com fotos da atmosfera e do horizonte mostrando fumaças originadas das queimadas nos canaviais.

Um desastre ambiental que nunca foi considerado pelas autoridades, pois atinge toda a natureza: a flora e a fauna onde é contabilizado centenas de animais mortos ou feridos durante as safras.


Fotos feitas no município de José Bonifácio-SP próximo a São José do Rio Preto (SP).

Assim poderemos concluir que não é apenas a cidade de São José do Rio Preto e sim toda região circunvizinhas está sento afetada pela má qualidade do ar, visto que a poluição se origina nas fazendas de monocultura de cana de açúcar cultivada em toda região. 

Fotos:Rivado R.Ribeiro

Por do Sol  com nuvens avermelhadas pelos gases da poluição na atmosfera, imagem feita a partir da rodovia estadual SP-425, que atravessa o município de José Bonifácio (SP)

Depois virei minha câmera na direção da cidade de José Bonifácio-SP, vejam a cidade coberta pela poluição atmosférica.


Canavial em chamas...



25 de setembro de 2011

O DIREITO DO DELÍRIO


Para que serve a Utopia?


A utopia está no horizonte.
Eu sei muito bem que nunca a alcançarei, que se eu ando dez passos ela se distanciará dez passos.
Quanto mais a procure, menos a encontrarei, porque ela vai se distanciando quando mais me aproximo.


Pois a utopia serve para isso, para CAMINHAR.




“Se não nos deixais sonhar, não os deixaremos dormir”.

9 de setembro de 2011

Capital do Calor?

Votuporanga virou manchete nacional devido à baixa umidade e à alta temperatura dias atrás. Por curiosidade estivemos vasculhando os índices dos anos anteriores e percebemos que este fenômeno é recente já que no passado não tínhamos tão altas temperaturas nesta época. Ribeirão Preto e Presidente Prudente sempre estavam na dianteira destes índices.
 O que aconteceu com Votuporanga? Alguns técnicos poderiam afirmar que o aquecimento global vem atingindo com maior incidência nosso município e que não passa de um fato que aumentou a temperatura de todas as cidades. Mesmo assim isto não explica porque Votuporanga vem se destacando entre as cidades mais quentes do estado de São Paulo. O problema não é tão simples assim.
 Mas há algumas pistas a serem seguidas para explicar o que vem acontecimento e quase todas desembocam numa única via que é a degradação ambiental. Votuporanga recebe uma grande incidência solar e tinha antigamente na área urbana e na área rural um maior volume de árvores que aos poucos foram sendo arrancadas para ceder lugar a variados empreendimentos e jamais foram repostas na mesma proporção.
 A aridez ocupou todos os espaços. Até a algum tempo era comum andar pela cidade e encontrar uma mangueira, uma bananeira, um abacateiro. Muitos mantinham estas árvores frutíferas em quintais. Hoje isto está se tornando raro. O concreto invade a cada dia mais terrenos e ninguém tem tempo para cultivar mais nada.
.
No campo o cultivo da cana desmatou quase a totalidade do verde que sobrou. E a tendência é piorar, pois as pequenas propriedades têm poucos incentivos para produzir e gerar lucros, fato que incentiva o arrendamento das terras para a produção canavieira. Com isso quase não se vê áreas verdes. Os animais estão sendo inapelavelmente expulsos de seu habitat e desaparecendo.
.
Parece a política da "terra arrasada", usada antigamente como tática de guerra, quando uma grande extensão de terra era bombardeada e não sobrava nada. Hoje os mananciais de água, as minas, os riachos estão desaparecendo para ceder lugar à especulação e muita gente vem se especializando na arte de burlar a lei, de se esquivar e fugir da obrigação do reflorestamento.
.
Sempre há um jeitinho de não cumprir os mandamentos da lei ambiental. Paga-se a multa depois do crime, acusa-se os outros pelo mal feito, enquanto isso o verde desaparece mais e mais. Ora são as queimadas, de outra feita foi uma desinformação de algum subalterno e no final ninguém repõe o que foi degradado.
.
O calor vai castigar cada vez mais Votuporanga. Infelizmente essa é a tendência, se não houver uma política mais incisiva para enfrentar esta situação.
.
João Fidélis de Campos Filho- Cirurgião-Dentista

http://jofideli.blogspot.com/  





Noroeste do Estado de São Paulo sofre com a seca e baixa umidade do ar.

Hoje(08/04/11) na maioria das cidades do noroeste Paulista chegou no mais baixo índice de umidade do ar. Segundo SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental da SMA   a cidade de Votuporanga teve 10%, São José do Rio Preto 11%, Presidente Prudente 9%.

Estamos vivendo um clima diferenciado comparando com anos anteriores, isso nos leva a refletir mesmo de forma impirica o que houve de anormal e diferente na nossa região?O que causou esse forte calor e umidade baixa do ar e promete mais nos últimos meses do ano? Poderia imaginar que já é influência do aquecimento global, mas nesse caso a mudança  seria mais lenta.

Assim nosso foco concentra num detalhe que pode ter modificado o clima da nossa região a esse ponto, o grande desmatamento causando pela monocultura da cana de açúcar associado as queimadas acidentais e as provocadas  nos canaviais.
Esse problema da poluição das queimadas nos canaviais eu já vem alertando desde o ano 2007 no meu blog inicial ALDEIA MUNDUS http://aldeia.mundus.zip.net/ .
Um crime contra a saúde pública e a natureza.

Infelizmente se essa degradação ambiental continuar e governo não implantar com urgência um zoneamento agrícola responsável, a tendência é piorar. Teremos nossos rios e aquiferos contaminados pelo agrotóximos e o sufoco da poluição das queimadas e seca.


Paisagem árida municipio de José Bonifacio-SP

 Sobre o céu da cidade de José Bonifácio-SP
 camadas de nuvens de fumaça atingem a atmosfera.