"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

28 de março de 2014

QUEIMADAS EM CANAVIAIS 2013

Já houve estudos que mostram que as queimadas nos canaviais é uma das mais nocivas ao meio ambiente, fauna, flora e saúde humana.
Alem das toneladas de gases que são despejados na atmosfera aumentando o efeito estufa, com influência nos ciclos de chuvas, no aumento das temperaturas que coincidentemente tem ocorrido na época que a cultura da cana invadiu parte do Estado de São Paulo.
.
Não é um cultura sustentável e independente, pois depende das chuvas, que possivelmente ela mesma vem afastando com as gigantescas queimadas influindo na pressão atmosférica e na baixa umidade do ar que a cada ano vem se acentuando na região.
.
Nesse ano 2014 as queimadas tendem diminuir, visto que as usinas estão investindo pesado na mecanização na lavoura, pois termina o prazo do um acordo entre o governo e o setor sucroalcooleiro para que tenham fim dessa prática ultrapassada.




Nas fotos a seguir, vejam como fica a atmosfera depois que houve  queimadas nas fazendas no município de José Bonifácio-SP :



Fotos arquivo 2013


22 de março de 2014

O ciclo da água



Desenho animado feito para o Codau, mostrando os caminhos da água até chegar na casa das pessoas, estações de tratamento de água e esgoto.



16 de março de 2014

Riacho Monte Alegre (Sobrevivência)- José Bonifácio-SP -FOTOS DOS ANOS 2011 e 2014

A boa notícia que Riacho Monte Alegre está com uma das margens formada por uma boa mata ciliar, entretanto na margem oposta foi totalmente destruída em 2011 pelos gestores "ambientais" que arrancaram a vegetação e com as fortes chuvas da época praticamente sufocou o Riacho que já corria apenas num pequeno filete de água.  
.
Na ponte da Rua Piratininga alem do forte odor que vêm da água, está totalmente poluída semelhante a um esgoto que corre a céu aberto(Fotos).
.
Um pergunta, de onde vem a poluição de um dos mais belos riachos que há alguns anos atrás a água corria límpida nos mostrando peixes de várias espécies, num leito formado por rochas que ainda hoje são vistas em pequenos trechos???    
.
Desde o ano 2011, quase nada mudou, com exceção das árvores que cresceram e a calçada para pedestres. Mas no que diz respeito ao riacho: NÃO EXISTE NENHUM SINAL DE VIDA AQUÁTICA, e a poluição aumentou.
.
Infelizmente todos os riachos que cortam a cidade de José Bonifácio-SP estão quase mortos...Isso é inconcebível numa cidade pequena(Aproximadamente 35 mil habitantes), falta e faltou planejamento nas administrações anteriores...   

FOTOS: Rivaldo R.Ribeiro

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.

FOTOS ANO 2014 E 2011    































FOTO DO RIACHO EM 2011:                                     
Foto que dá uma ideia do estrago feito numa das margens: