"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"

9 de junho de 2012

TEORIA DE GAIA...Terra viva

(Rivaldo R. Ribeiro- José Bonifácio-SP)

Vista do espaço a Terra é maravilhosamente diferente de todos os outros planetas do sistema solar. É por causas dessas diferenças que talvez seja o único planeta que existe vida, e assim se mantém já por bilhões de anos.
Por exemplo, em Marte há muito pouco oxigênio sendo a maior parte  constituída de dióxido de carbono, praticamente não existe metano na atmosfera desse planeta.
As reações químicas não acontecem há muito tempo, por isso há um total equilíbrio químico em Marte, ao contrário ao que acontece aqui na Terra, dessa forma é de fundamental importância à conservação da vida na terra, já que as plantas produzem constantemente o oxigênio que reagem a outros gases produzidos por outros organismos em constantes reações químicas (VIDA).

A Teoria de Gaia que a terra é um super organismo vivo que se auto regula, com regras para sua própria sobrevivência e das vidas que dela dependem, na minha opinião procede, portanto a responsabilidade em proteger esse organismo cabe a nós. A Teoria de Gaia foi proposta em 1970 pelo cientista britânico James Ephraim Lovelock.
O nome "Gaia" teve origem na mitologia grega, nome da antiga deusa grega pré-helênica que simbolizava a Terra viva.

Todos os seres vivos têm a mesma base atômica, embora não tenhamos a mesma igualdade em função, por exemplo, um vegetal e um homem, um homem e um gato, contudo o código genético é basicamente igual a todos, é composto com as mesmas letras em todos os seres vivos.
Ora, então estamos todos relacionados, quando nos alimentamos com um vegetal o nosso organismo assimila bem e o digere e faz com que prorrogamos a nossa vida. Quando um animal qualquer morre, e sua carcaça é enterrada o seu organismo se transforma parte da Terra alimentando os vermes que por sua vez serve de alimento para outros seres vivos, assim a Vida continua... E Gaia se transforma num grande organismo vivo por ser base da transformação da vida e suporte dessa vida.

A vida é realmente interrompida quando um ser vivo e incinerado nas queimadas agrícolas (Canaviais) ou queimadas das matas, elimina-se definitivamente os insetos, vegetais, animais, e seres do solo em definitivo: ou seja uma catástrofe na continuação da vida.

Embora a maioria dos cientistas sejam ateus, nunca levaram em consideração a luz divina da vida, por essa razão levaram o nosso pequeno ponto azul a essa situação. Assim quando li sobre essa Teoria achei uma grande semelhança com os pensamentos de São Francisco de Assis que se igualava a todos os seres da natureza como irmãos, elos de vida e de dependência um do outro. Ele tinha a Terra como mãe e Os elementos na natureza como irmãos. Leiam abaixo uma parte do poema Cântico do Irmão Sol, a Terra nos Sustenta e Governa:

"Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas "

A importância da água:
"Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta."
Por essa razão sem dúvida São Francisco foi o primeiro ecologista, que enxergou a nossa relação como todos os seres vivos e os elementos da mãe Terra.

O aquecimento global e suas consequências foram gerados pelo comportamento humano errôneo, mesmo que os cientistas não mencionam, É causa dos pecados do homem: ganância, avareza, egoísmo, vaidade, mania de poder e dominação etc.
A humanidade nunca olhou para si, não sei qual o caminho que homem queria e querem tomar com a poluição e a destruição do nosso pequeno ponto azul.

Segundo Lovelock, bilhões de pessoas morrerão e os poucos que sobreviver só encontrará condições de vida no Ártico. Afirma ainda que no final do século, a temperatura média aumentará em 8ºc nas regiões temperadas e nos trópicos até 5º c. tornando a maior parte das terras imprópria para produção de alimentos, e inóspitas a populações.

"Temos que ter em mente o assustador ritmo da mudança e nos darmos conta de quão pouco tempo resta para agir, e então cada comunidade e nação deve achar o melhor uso dos recursos que possuem para sustentar a civilização o máximo de tempo que puderem". Sentenciou Lovelock.

*******************************************
"Teoria interessante e não deixa de ser curiosa. Leva-nos a refletir que o planeta Terra realmente seja um organismo vivo, pois em tudo existe uma transformação. Nada morre em definitivo, tudo se transforma.
Vejamos, desde uma folha, um fruto, um animal, quando colocamos o selo da morte num deles é um engano, pois todos serão transformados em energia que servirão de alimentos para que outros organismos continuem o ciclo da vida: Seja como adubo para novas plantas, seja como alimento para outros seres da Terra.
Dessa forma é a Terra que oferece todas as condições para que isso aconteça, ela é o  "útero'" que gera a vida e o berço onde se mantém a vida.
A única exceção que interrompe o ciclo da vida vem do fogo:
São as queimadas agrícolas causadas pelo homem ou os incêndios naturais que mata e incinera completamente qualquer tipo de vida. Tudo vira cinza e fumaça, nada poderá ser reaproveitado, fica apenas a poluição que dificulta ainda mais para que a vida se mantenha.
Portanto o fim sem dúvida está no fogo das queimadas promovidas pelo homem"

A CREMAÇÃO DE ALGUMAS PESSOAS QUANDO FALECEM É CORRETO?
.
"Deus criou a homem o modelando da terra, soprou nas suas narinas e lhe deu vida, portando sua origem é da terra. Quando num velório é realizado a cremação de uma pessoa , esse ato vai totalmente contra as leis e o ciclo da vida, pois desse corpo nada mais pode ser utilizado. Gaia(Terra) perde seu poder de regenerar a vida"





O ecoaventureiro Alcide Filho revela a Teoria de Gaia, onde a Terra é considerada uma forma de Vida. Lições sobre o nosso equilíbrio ecológico e a missão de cada um de nós na preservação da Vida. Um ecopoema emocionante.





Postar um comentário