"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

14 de outubro de 2012

Queimadas em canaviais no Município de José Bonifácio-SP







Nessa reportagem esqueceram de denunciar os animais mortos que provavelmente encontraram:
 

 CANAL:Paulo Correa



Clique nas fotos e veja a Sequência em slides:
              


Essa coruja me olha assustada, mas permitiu a minha aproximação para fazer essa foto, "o seu mundo pegava fogo":

                                                                                  

                                                           





Uma nação que não respeita a sua própria constituição, que tipo de sociedade seremos?

ART.225 CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Art.225

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
*****************************
"Não há dúvida que nessa queimada milhares insetos foram incinerados, centenas de pássaros e animais de várias espécies feridos e mortos."
O mais grave é a poluição nociva ao próprio homem, pois conforme estudos existem cerca de 70 produtos químicos nessa fumaça entre eles alguns cancerigênos.
Mesmo que a proibição dessas queimadas sejam efetivadas, os canaviais são altamente inflamáveis, visto que estamos vivendo períodos de estiagem cada vez mais longo e frequente. E os acidentes serão inevitáveis formando incêndios de difícil controle por causa da palha seca e os ventos que sopram nessa época.
O governo deve olhar para esse problema com especial atenção, preparando zoneamentos agrícolas para esse tipo de monocultura, afastando das zonas de alto índices demográficos sendo que não é isso que vem acontecendo. Um exemplo e a região de São José do Rio Preto-SP onde existem várias cidades de porte médio e grande. Formando uma região densamente povoada, que é obrigada a conviver todos os anos com as fuligens e gases originados dessas queimadas.

******************************
Clique aqui e pesquise: PRINCÍPIO DE PRECAUÇÃO

Uma Maneira Sensata de Proteger a Saúde Pública e o Meio-Ambiente, raramente e usado do Brasil.

O QUE É PRINCÍPIO DE PRECAUÇÃO ?
.
"Uma definição ampla de PRINCÍPIO DE PRECAUÇÃO foi formulada em uma reunião realizada em janeiro de 1998 em Wingspread, sede da Joyhnson Foundation, em Racine, estado de Wisconsin, com a participação de cientistas, advogados, legisladores e ambientalistas. A Declaração de Wingspread sobre o PRINCÍPIO DE PRECAUÇÃO apresentada na íntegra no fim do presente informativo, resume o princípio da seguinte forma:
"Quando uma atividade representa ameaças de danos ao meio-ambiente ou à saúde humana, medidas de precaução devem ser tomadas, mesmo se algumas relações de causa e efeito não forem plenamente estabelecidas cientificamente."
Dentre os principais elementos do Princípio figuram: a precaução diante de incertezas científicas; a exploração de alternativas a ações potencialmente prejudiciais; a transferência do "ônus da prova" aos proponentes de uma atividade e não às vítimas ou vítimas em potencial daquela atividade; e o uso de processos democráticos na adesão e observação do Princípio -- inclusive o direito público ao consentimento informado.
Fonte sobre princípio de precaução:

http://www.fgaia.org.br/texts/t-precau.html      


Nenhum comentário: