"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

27 de janeiro de 2018

Efrahim Maia canta- SETE QUEDAS



Um dos maiores tesouros naturais do planeta saiu de cena no dia 13 de outubro de 1982, com a inundação da área para a construção da usina de Itaipu.
O complexo de Sete Quedas era recordista mundial em volume d'água e Guaíra, que chegou a ter mais de 60 mil habitantes, rivalizava com Foz do Iguaçu pela preferência dos turistas.
Para contextualizar melhor, o episódio ocorreu durante o regime militar, mais precisamente na gestão de João Batista Figueiredo.
O anúncio do fim das Sete Quedas levou a Guaíra um fluxo de turistas bem acima do habitual. No dia 17 de Janeiro de 1982, infelizmente, a queda de umas pontes causou as mortes de 32 pessoas.
A investigação apontou causas óbvias: falta de cuidado na manutenção e elevação descontrolada do número de visitantes.
A passagem trágica de fato maculou a magia do belíssimo reduto natural e no dia 13 de outubro de 1982 as comportas da recém criada usina hidrelétrica de Itaipu foram fechadas para a criação da represa.
Coube a um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, cunhar versos que bem poderiam estruturar o epitáfio das inesquecíveis Sete Quedas:
"Sete quedas por nós passaram,
E não soubemos, ah, não soubemos amá-las,
E todas sete foram mortas,
E todas sete somem no ar,
Sete fantasmas, sete crimes
Dos vivos golpeando a vida
Que nunca mais renascerá".
Com informações site: www.obemdito.com.br
Musica - SETE QUEDAS- int. Efrahim Maia

Jan Santos


Nenhum comentário: