"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

10 de dezembro de 2018

OS SAPOS ESTÃO SUMINDO E OS ESCORPIÕES AUMENTANDO


OS SAPOS NÃO SÃO NOSSOS INIMIGOS. JOGAR SAL SOBRE ELES É EXTREMAMENTE CRUEL

Sempre que surge um aumento excessivo de alguma espécie animal, logo concluímos que está havendo desiquilíbrio no meio ambiente. A natureza na sua sabedoria mantem o equilíbrio da fauna e flora contando com a ação dos predadores naturais, sem eles fatalmente vai existir o aumento de alguma espécie geralmente nociva ao próprio meio ambiente e ao homem, hoje vamos levantar a questão do aumento do temível ESCORPIÃO. Sendo os SAPOS um dos maiores predadores desse animal peçonhento e letal.   

OS SAPOS:
Os Sapos não respiram apenas pelos pulmões, sim também pela pele essa é uma razão do porquê nunca devemos jogar sal sobre seu dorso, além de cruel pela dor que o animal sente o leva a morrer sufocado. 
.
Os Sapos não atacam com venenos ou toxinas isso acontece apenas nas espécies estritamente selvagens e são raros. 
.
Os sapos que aparecem em nossos jardins apresentam glândulas que ficam acima dos olhos no dorso denominada "glândula parotoide, com uma estrutura esponjosa contendo um líquido leitoso. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam este líquido leitoso não é venenoso para o homem, causando no máximo uma irritação e, mesmo assim, apenas se colocado na boca ou nos olhos. E são usadas apenas quando são atacados diretamente, a exemplo mordidas de cães ou predadores naturais cobras e morcegos".* https://www.infoescola.com/anfibios/sapo/

Num balanço entre a utilidade e inutilidade dos SAPOS é mais positivo e minimamente negativo, pois eles são predadores naturais na origem das pragas entre eles estão os temíveis ESCORPIÕES, sendo talvez os maior predador desse animal peçonhento, pois ambos tem hábitos noturnos, enquanto que as galinhas também como predadora não tem tanta eficácia porque seu hábito é diurno e os encontra apenas ciscando o terreno, isto é os encontra por um acaso é não é útil na caso de desiquilíbrio ambiental e os SAPOS sim porque os ataca na sua origem. 
.
Além da sua utilidade como predadores de pragas nocivas a nós seres humanos(Vetores da DENGUE, FEBRE AMARELA ETC.) e ao ecossistema no seu equilíbrio ambiental , ele pode ser considerado uma espécie de termômetro de como está os biomas na questão de conservação e proteção ambiental, visto que são sensíveis as mudanças climáticas e envenenamentos dos rios, riacho e lagoas.   Se na sua região os sapos estão desaparecendo, não festejam, é sinal que algo não vai bem com os mananciais e nossa água de cada dia pode estar perigosamente poluída a ponto de não permitir sua reprodução.        
    

Nenhum comentário: