Estamos na quarta onda de calor só neste ano, um sinal claro de que o clima não é o mesmo. Mas, apesar desse cenário desafiador, temos uma conquista a celebrar:
A Câmara aprovou o projeto de lei da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) que cria o Dia Nacional para a Ação Climática (27/04), um passo essencial para fortalecer a cultura de prevenção diante de desastres intensificados pela crise climática.
Essa iniciativa, recomendada pelo Greenpeace Brasil, busca fortalecer a cultura de prevenção e salvar vidas diante de desastres cada vez mais frequentes. Agora, o projeto aguarda a análise do Senado! Conheça 04 razões para apoiar:
1 - Lembrar para mudar - a data lembra a última enchente no Rio Grande do Sul, em 2024, assim como de outras cidades brasileiras e reflete sobre a importância de adotar medidas concretas que possam reduzir os impactos e proteger vidas.
2 - Mais segurança para crianças e jovens, com ações práticas, promovidas no espaço escolar, de prevenção e simulação de procedimentos de proteção e/ou evacuação em casos de eventos extremos, em vez de concentrar os maiores recursos públicos apenas no pós-tragédia.
3 - Maior conscientização sobre os efeitos da crise climática e redução das fake news sobre o tema - a proposta fortalece o acesso a informações científicas e combate à desinformação. Crianças e jovens já vivem os impactos da crise climática e devem estar no centro do debate, pois são atores fundamentais para a construção de uma sociedade que compreenda a natureza como essencial para o desenvolvimento humano.
04 - Reforça o dever do poder público e da sociedade de cuidar da sociobiodiversidade para a atual e futuras gerações, conforme previsto no artigo 225 da Constituição Federal. Além disso, reafirma que o preparo das pessoas é elemento essencial para enfrentar as crises ambientais, em complemento à Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

Nenhum comentário:
Postar um comentário