"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

4 de julho de 2011

Riacho Cerradão: Poluição e Mau cheiro perpétuo - José Bonifácio SP.

Por Rivaldo R.Ribeiro

Nós que lutamos a favor do meio ambiente, frequentemente somos abordados por cidadãos e cidadãs reclamando de algum possível crime ambiental.

Entre eles estão podas de arvores indevidas e sem critérios, falta de conservação dos nossos riachos, poluição do ar pelas queimadas de cana, desmatamento, falta de arborização no centro da cidade e por ai vai...

Mas nessa semana uma cidadã me disse que não suporta mais o mau cheiro que vem do riacho Cerradão.

O Cerradão é um riacho que agoniza por causa da poluição que sofre há vários anos provavelmente vinda de um frigorífico que fica logo acima, ele corta a cidade de Jose Bonifácio-SP entre o centro e o Bairro da Saudade.
Quando alguém levanta o problema, o argumento e a geração de empregos que o frigorífico oferece para centenas de trabalhadores.
Mas o problema tem que ser resolvido, pois já se arrasta há anos. José Bonifácio é uma cidade já com quase 40 mil habitantes, um comercio pujante, e seus moradores já não agüentam mais esse MAU CHEIRO INSUPORTAVEL que já se tornou perpétuo.

Até quando o riacho Cerradão será útil apenas como esgoto de uma empresa frigorífica?

No momento que as fotos eram tiradas, o mau cheiro era insuportável. Por causa daquele cheiro fétido interrompi as fotos, pois já me causava mal estar e irritação nas narinas e garganta.

"A agua é um patrimônio do homem, poluí-la é um crime contra a humanidade."

Fotos do riacho Cerradão:Aguas escuras pela poluição.

"Clique nas fotos para ve-las no tamanho real"  







Depois do desrespeito o riacho continua...Mas sem vida...


***********************************

Foto tirada a partir da margem do Riacho, ao fundo a Camara dos Vereados de Municipio de José Bonifácio-SP:

***************************************
Frigorifico: maior fonte poluidora do Riacho Cerradão:







Um comentário:

Blog do Morani disse...

Rivaldo meu irmão:

Vendo as fotos de sua cidade, noto a paz que a envolve com as ruas tranqüilas e uma vegetação belíssima que poderá em pouco tempo desaparecer dos cenários bucólicos que José Bonifácio nos mostra. O prédio ao fundo, da Câmara de Vereadores, imponente, tem muito destaque entre a vegetação rica, mas ao seu interior a estagnação das idéias e das vontades parecem já terem fenecido ao calor das queimadas constantes nas lavouras de cana de açúcar. Os doces dessas canas tornam-se amargo como fel, e não há riqueza, como a que dá o cultivo dessa planta tão importante às economias, que pague a tragédia das queimadas.
Uma bela cidade que precisa de alguma forma ver preservado todo esse encanto e doçura que enchem os olhos de todos. Boa sorte e abraços do amigo e irmão

Morani