"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

5 de junho de 2013

Mensagem do MoGDeMA - Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente:

5 DE JUNHO: SALVE O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE!


Esse dia foi criado no ano de 1972 em um encontro promovido pela ONU a fim de tratar de assuntos ambientais. De lá para cá, tudo tem piorado, haja vista as consequências da irresponsável relação que o sistema econômico, político e social, capitalista, tem mantido com os bens naturais.
A lógica reinante do mega-capital e de seus governos é que os recursos naturais são “infinitos”, cabendo a alguns se apropriarem ilimitadamente destes, gerando lucro para uma minoria.
Esta dinâmica de produção e consumo exacerbado tem levado o Planeta à degradação, provocando com maior evidência o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Em nosso país, o governo apregoa uma suposta economia pujante à custa de dinheiro público para financiar mega-barragens em rios, expulsando seus habitantes de suas terras.
Áreas agricultáveis são ocupadas por milhões de eucaliptos de onde será extraída a celulose para exportação.
Outras monoculturas, como a soja, são dominadas por tecnologias transgênicas com intenso uso de agrotóxicos, com consequências trágicas para a saúde humana.
As monoculturas dominam dezenas de milhões de hectares de terras em nosso país, chegando a ameaçar biomas inteiros como o Pampa, o Cerrado e a Amazônia, ameaçando liquidar com o restante da Mata Atlântica.
Em áreas urbanas por onde passam os projetos de megaeventos da Copa a população pobre é expulsa de suas residências, sendo as áreas arborizadas dizimadas para dar lugar a condomínios de luxo e mais estradas para o transporte individual.
Cabe à sociedade mobilizar-se para garantir seus DIREITOS e defender o Meio Ambiente, apontando para um outro paradigma, de respeito à vida a despeito da lógica empresarial e governamental, reinante, que preza a acumulação.

Fonte:FaceBook Gonçalo de Carvalho

Nenhum comentário: