"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

17 de outubro de 2011

A rua mais bonita do mundo.



Na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul-Brasil, existe uma rua que foi fonte de muito debate e causou sem exageros comoção nas pesssoas que amam a natureza e a vida, pois queriam modificá-la retirando todas as árvores nela existentes muitas delas centenárias, esse sacrificio criminoso seria por causa da Copa do Mundo 2014 e para construir um estacionamento no local.

( O titulo de a" A Rua Mais Bonita do Mundo."  foi dado pelo biologo portugues Pedro Nuno Teixeira Santos no seu blog A SOMBRA VERDE: http://sombra-verde.blogspot.com , veja o que escreveu sobre o caso aqui: A sombra verde)

Mas a população reagiu criando o movimento “Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho - RESISTIR É PRECISO!”que repercutiu em vários meio de comunicação, sites e blogs. Eles também criaram seu próprio blog http://goncalodecarvalho.blogspot.com  onde difundem os pontos de encontro social da rua e noticias da luta pela sua preservação.

Trata-se da Rua Gonçalo de Carvalho, a qual foi decretada como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre, a 5 de Junho de 2006. Por causa do manifesto o projeto absurdo foi adiado.

O trecho abaixo foi extraído do post dia 24/09/11 do blog “Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho - RESISTIR É PRECISO!”

(Depois da Gonçalo de Carvalho, outras ruas da cidade já foram declaradas como "Áreas de Uso Especial" pelo executivo municipal. Isso teria prejudicado a cidade em algo? É lógico que não!
Graças aos "Amigos da Gonçalo", hoje em muitos lugares do planeta, a cidade de Porto Alegre não é conhecida no exterior apenas por seus dois grandes clubes de futebol, alguns esportistas destacados, pelo Fórum Social Mundial, alguns grandes nomes da Arte e Cultura e pela implementação do Orçamento Participativo.

Também é citada como a bela e verde cidade onde existe uma rua que é considerada por muitos como "A Mais Bela do Mundo", em virtude da beleza de suas árvores e pela árdua luta por sua preservação.


Gente, isso é ruim?


Ser admirado e elogiado tanto no Brasil como no exterior e virar destaque nos principais veículos de nossa imprensa faz mal para a cidade? Não podemos acreditar que seja por "inveja", pois um dos integrantes do Movimento e administrador do Blog não mora e nunca morou na Rua Gonçalo de Carvalho. Por favor, prefeito e vereadores, as árvores das ruas não pertencem a quem mora nelas, pertencem a todos nós.)


Leia mais ...
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/09/smam-adverte-arvores-fazem-mal-copa-do.html


http://goncalodecarvalho.blogspot.com  

 

Vejam abaixo algumas fotos e vídeo da rua mais bonita do mundo:








Clique nas fotos para ampliar:













3 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Obrigado por citarem a nossa desigual luta pela preservação do Túnel Verde da Gonçalo de Carvalho, felizmente vitoriosa.
Precisamos de mais árvores urbanas em todo o planeta!

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! INCRIVEL A CABEÇA DE QUEM QUERIA TIRAR TODO ESSE VERDE!O SER HUMANO QUE NÃO PLANTAR, NÃO VAI SOBREVIVER E NEM DEIXARÁ OS SEUS DESCENDENTES VIVER! ACORDA MUNDO, ELE NASCEU VERDE E TEM QUE VOLTAR ÀS ORINGENS ESPERO POR BEM OU A NATUREZA SE VINGARÁ............

Anônimo disse...

Já passou da hora das autoridades competentes e honestas que acho que ainda existem nesse pais possam arregassar as mangas e fazer alguma coisa pra impedir essa destruição da nossa natureza ou o que ainda existe dela.