"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

30 de março de 2012

Gonçalo de Carvalho - a rua considerada mais bonita do mundo

A Rua Gonçalo de Carvalho que me inspirou a olhar para a nossa Praça Sebastião Pereira Lima, e sonhar que ela também poderia ser a Praça mais bonita da região, quem sabe até ir mais longe. E elevar a nome da nossa cidade, José Bonifácio-SP a um bom conceito dentro da área ambientalista do Brasil e talvez do mundo.

Mas para isso teria que modificar todo seu desenho paisagístico, que obviamente com as construções dos QUIOSQUES isso se torna impossível, pois alem da poluição ambiental(som de carros, conversações alteradas), poluição do ar( fumaça, cheiro de frituras, alimentos etc), e o lixo produzido pelos lanches e frequentadores altera totalmente o local de uma praça que presume-se sempre é constituída por árvores, flores, arbustos, gramados, bancos de jardim e pessoas em momentos de descanso e lazer.

A construção dos quiosques tem vários pontos negativos, mas os maiores deles é que irá prejudicar a fauna e flora de um ambiente propicio para preservar e acolher várias espécies de pássaros e outros animais. 

Quando o Prefeito dr. Pedro José Brandão dos Reis- José Bonifácio-SP anunciou a total remodelação da Praça Sebastião Pereira Lima, muita gente acreditou numa outra forma e natural de uma praça. Mas ficamos decepcionados pelo destino que a prefeitura deu ao local, pois praça ou jardim publico sempre foi  para uso geral e sem reservas a toda a população.

Posso estar errado nessa analise preliminar  em que, ou no que, irá se transformar a nossas Praça, mas é difícil de acreditar que ali volte a ser novamente uma Praça no verdadeiro sentido da palavra.

Vejam um dos vídeos sobre a Rua de Porto Alegre.



Gonçalo de Carvalho - a rua considerada mais bonita do mundo from Amigos da Gonçalo de Carvalho on Vimeo.

Trecho do programa Teledomingo, apresentado no dia 14 de agosto de 2011, na RBSTV de Porto Alegre.

FONTE DE PESQUISA:

Agradecemos o apoio dado por Cesar Gardia do blog "Amigos da rua Gonçalo de Carvalho":
http://goncalodecarvalho.blogspot.com.br/


Do biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos na sua postagem sobre o caso da nossa praça:

http://sombra-verde.blogspot.com.br/2012/03/sera-um-ato-fascista-gostar-de-uma.html

Agradeço aos amigos conterrâneos que compreenderam o verdadeiro sentido da nossa crítica, sem misturar politica com ecologia. Uma mistura na qual eu sou radicalmente contra, pois nesse caso todos estamos no mesmo barco e num mesmo planeta. Disso não abro mão.
E por fim ao Hairton Santiago que nos impulsionou com sua crônica a criticar e opinar sobre essa caso que já me angustiava a bastante tempo.

Blogs Aldeia Mundus-Rivaldo R.Ribeiro


Nenhum comentário: