"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

2 de janeiro de 2017

Novo Horizonte continua com o 1º lugar do Estado no Programa Município Verde Azul

O 1º lugar do Estado de São Paulo no Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é de Novo Horizonte. O anúncio de que o município continua liderando o ranking ambiental paulista pela 2ª vez consecutiva foi feito na tarde desta quinta-feira, durante evento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no São Paulo Expo, na Capital. Com 98,69 pontos, Novo Horizonte está à frente de Botucatu, que tem 98,11 pontos.
Durante a solenidade de apresentação do Ranking Ambiental, o Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles, anunciou as parcerias com as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos para o próximo ciclo do programa. Ele também apresentou ao público presente duas novas ferramentas que vão ser usadas pela Secretaria. A primeira delas localiza áreas com incidência do bioma cerrado no Estado. O trabalho, que permite identificar a ocorrência do cerrado, comparando imagens de 1989 e 2010, foi desenvolvido pela Embrapa e contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. A outra ferramenta foi o “Mapa das Áreas de Preservação Permanente (APPs) Hídricas no Estado de São Paulo”. A ferramenta, que está no site da Secretaria do Meio Ambiente, mostra a situação das Áreas de Preservação Permanente Hídricas do Estado de São Paulo, de abrangência municipal, na escala 1:20.000. O Mapa, que será entregue a todos os municípios, é um estudo realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável para o Ministério do Meio Ambiente.
Conforme apresentado no IX Encontro Estadual do Programa Município Verde Azul, Novo Horizonte continua evoluindo na gestão ambiental. De todas as dez diretrizes do programa, o município alcançou nota máxima em sete: Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental.
Na mesma solenidade foi concedido o Prêmio Franco Montoro para os melhores colocados no ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Novo Horizonte também foi contemplada com essa premiação. O prêmio foi idealizado em homenagem ao fundador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), embrião da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.
Lançado em 2007, o Programa “Município Verde Azul” atesta a qualidade e o comprometimento das administrações municipais em desenvolver e executar políticas ambientais. A certificação é requisito fundamental para obter prioridade em verbas do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Além do prefeito Toyota, estiveram na Capital Paulista, a vice-prefeita Bete Baleiro, o Diretor de Agricultura, Leandro Brabo da Crus, o Assessor Adjunto de Meio Ambiente, Mauro Zanelatto Júnior, o Assessor de Planejamento de Recursos Humanos, Mauricio Correa Rodrigues, e Mário Henrique Marcondes Pereira, Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Na realização de todas as ações, Novo Horizonte superou as expectativas, com um comprometimento efetivo na gestão do meio ambiente. O ciclo contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, sendo que apenas 78 foram certificadas, com pontuação superior a 80,0.
.
“Este reconhecimento premia aqueles que permanecem atuantes desde o início do Programa porque têm a certeza que seu município possui aptidão para manter em equilíbrio a gestão ambiental e as outras áreas de administração ambiental”, destacou José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde Azul.
.
Os 10 primeiros colocados do Estado
.
1º Novo Horizonte – 98,69 pontos
2º Botucatu – 98,11
3º Jundiaí – 97,45
4º Catanduva – 97,38
4º Votuporanga – 97,38
5º Bragança Paulista – 96,81
6º Cerquilho – 95,94
7º Sorocaba – 95,25
8º Franca – 94,50
9º Itapira – 93,98
10º Lençóis Paulista – 93,87

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Novo Horizonte

Foto 1: Toyota, Secretário Ricardo Salles, Bete Baleiro
Foto 2: Ricardo Montoro entrega o Prêmio "Franco Montoro" ao prefeito Toyota
Foto 3: Mário Henrique, Leandro Brabo, Bete Baleiro, José Walter Figueiredo, Toyota, Mauricio Correa, Júnior Zanelatto
Foto 4: Autoridades Presentes
Fotos 5: Público prestigiou o evento​

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


















Fonte página Facebook:
Prefeitura Municipal de Novo Horizonte.

Nenhum comentário: