"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

15 de setembro de 2020

QUEIMADAS EM CANAVIAIS- JOSÉ BONIFÁCIO-SP

  







Essa queimada foi vista no dia 29 de agosto de 2020 próximo ao Bairro Luiz Fachini Sobrinho(Cohab). A filmagem deu-se a partir do Bairro Veneza na cidade de José Bonifácio-SP. foi quando vi no céu uma densa nuvem e corri para a rua para confirmar se seria chuva, de posse da minha maquina digital comecei a filmar aquele horror... Sem dúvida um crime ambiental, pois destrói a fauna, flora e polui a atmosfera de toda uma cidade onde vivem pessoas idosas, asmáticos e alérgicos, portanto também um caso de SAÚDE PÚBLICA. A fumaça densa obstruía o sol dando uma sensação de mal estar ao ver aquilo. 

A cana de açúcar é altamente inflamável levando o fogo a consumir dezenas de metros em minutos, tornando quase impossível que algum animal que esteja no local fuja, entre eles o tamanduá, o tatu, a Anta, Capivaras filhotes de pássaros são uma das principais vítimas. 

O estranho e a permissão do plantio de uma cultura como essa, próximo a centros urbanos, e regiões com densidade demográfica alta como a região de São José do Rio Preto-SP, que no caso das queimadas levam a muitas pessoas a adoecerem. 

É certo que o clima está seco, mas qual seria o motivo na mudança no ciclo de chuvas todos os anos??? Qual o motivo da umidade do ar estar tão baixa na nossa região? Qual foram as mudanças na natureza, que mais foram notadas nesses últimos tempos na região de São José do Rio Preto? Sem dúvida os desmatamentos que deram lugar a essa monocultura e as queimadas nos canaviais.

É certo que existem queimadas no Brasil todo, o Pantanal arde em fogo apocalíptico, mas por aqui eu sempre filmei e fotografei essas queimadas a mais de 10 anos. Apelei para o Art. 225 da constituição, Principio da Precaução mas nunca surtiu algum efeito. Nem surtiria... 

A desculpa sempre é a hipocrisia do fomento do emprego e a economia da região. Uma economia paliativa e uma faca de dois gumes(Poluição e desiquilíbrio de todo um sistema na natureza levando a mudança de hábitos dos animais ou até sua extinção), além da troca de culturas pela cana de açúcar, levando a alta de preço de alimentos da cesta básica do brasileiro mais pobre, ganha-se de um lado, mas perde de outro. Portanto não é totalmente positiva, isso num estado que é altamente industrializado como o Estado de São Paulo que deveria se ater a seu desenvolvimento sustentável de tecnologia e pesquisas avançada em áreas que realmente fara diferença no futuro, não com o estímulo a devastação na natureza. É tomar um caminho errado... Mesmo porque apesar da resistência os veículos elétricos estão chegando... 

https://aldeia-mundus777.blogspot.com/

Vídeo,fotos e texto: Rivaldo R. Ribeiro

Nenhum comentário: