"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

21 de março de 2023

Rios Voadores da Amazônia - sem floresta não tem água

 

 

Documentário de Bettina Ehrhardt em colaboração com Thomas Hagenbrock e Michael Schucht. 

Os chamados “rios voadores” são correntes de umidade que se originam na floresta amazônica e abastecem todo o Brasil com água, inclusive as regiões mais ao sul do país, chegando até o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. 
Este fenômeno natural está ameaçado, caso o desmatamento das florestas tropicais continue. 
Se a Amazônia se transformar um uma estepe, os “rios voadores” param de fluir, implicando consequência não só para o Brasil, como também para todo o clima da Terra. O Brasil, país com as maiores reservas de água do planeta, já sofre com longas e persistentes secas, resultando em racionamentos em suas grandes metrópoles. 

A agropecuária é uma atividade econômica que depende deste serviço ecossistêmico para sua existência e ao mesmo tempo também representa a maior força motriz do desmatamento ilegal na Amazônia. Transformar este ciclo vicioso em um ciclo virtuoso só é possível através da viabilização de alternativas econômicas sustentáveis, da aplicação eficiente de políticas públicas de preservação e restauração e de um sólido engajamento da sociedade. 

Brasil / Alemanha 2018. Duração: 23 min. 

Este filme foi produzido com o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. 

A utilização deste filme para fins não comerciais é livre.
 
Todos os direitos reservados para BMZ – Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federal da Alemanha) 

No caso de exibições públicas ou no âmbito de eventos, solicitamos informar a Assessoria de Comunicação do Programa Florestas da GIZ Brasil: florestas@giz.de




Nenhum comentário: