"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

15 de setembro de 2024

Fogo na Mata: o guerreiro e suas armas

 



Incêndios florestais são complexos e o combate exige o uso de diferentes armas, desde as enxadas até as aeronaves. Os guerreiros, combatentes civis e militares, precisam de uma formação sólida para compreender as singularidades de cada bioma brasileiro. 

O Projeto PROMETEU, sediado na Universidade de Brasília (UnB), estuda este combate e dá especial atenção ao uso dos retardantes químicos de chamas no Cerrado, algo polêmico por representar uma melhoria potencial nas operações de combate e, ao mesmo, por provocar diversos impactos ambientais. Isso exige melhorias na formação dos combatentes e gestores, sob pena de que decisões equivocadas possam comprometer a conservação da biodiversidade e o compartilhamento dos seus benefícios. 

Ao final, acabamos entendendo que o combate aos incêndios é uma das peças do grande quebra-cabeças que é o Manejo Integrado do Fogo. 

Participantes: Universidade de Brasília - Departamento de Ecologia, Prevfogo/Ibama, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal/CBMDF. 

Direção/Produção Executiva: Carlos Henke de Oliveira 
Direção Científica: Cendi Ribas Berni 
Direção de Produção: Raquel Fetter 
Direção de pós-produção: Daniel Carezzato 
Realização: PROJETO PROMETEU (Universidade de Brasília


Nenhum comentário: