"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

4 de janeiro de 2012

Era uma vez um bosque...Ali havia um bosque!- (Alguém teria o poder de ressuscitar uma espécie extinta?)-José Bonifácio-SP

O bosque, que alem de ser um nome de um bairro e de muitas histórias, é um micro bioma de muitas espécies vegetais e animais, um produtor e mantenedor da vida.
Dele vem muito do nosso oxigênio e o equilíbrio no nosso clima e temperatura.
A sua importância é inquestionável, mas pode estar ameaçado pelo progresso que avança como um exército impiedoso e por falta de cuidados. 
Hoje o bosque é punhado de árvores mirradas com aparência de doentes.
Quem conheceu aquele lugar há algum tempo atrás podem constatar a diferença: estamos acabando com um tesouro ambiental.

Nas fotos abaixo poderemos ver a perigosa aproximação do homem dessa reserva ambiental, que vem sendo cercada por todos os lados.
Uma ameaça distinta de incêndio que já houve num passado próximo, e agora com as construções de residências nas proximidades o perigo se torna real.

As secas estão vindo cada vez mais intensas e longas. Aquela vegetação poderá se transformar num amontoado de galhos e ramos esturricados e secos pelo calor, pela baixa umidade do ar que ano a ano vem se intensificando.

É fácil deduzir o perigo de um incêndio de grandes proporções naquela área por causa da pouca distancia dos imóveis.
Não duvido que logo terão a "ideia genial" que para resolver esse problema da proximidade dos imóveis vão alargar a ruela que fica entre o bosque e o bairro, derrubando centenas de árvores importantes e centenárias... 


A cidade de José Bonifácio precisa com urgência planejar a sua urbanização para interromper a bagunça que está virando, antes que seja tarde demais com consequências danosas na sua infra-estrutura, saneamento básico e no trânsito que já se mostra confuso e difícil.

Clique nas fotos para ampliar:

Futuro Bairro Monte Alegre:














                           As fotos abaixo são recentes, percebe ali que o Bosque Municipal está a cada dia se definhando.











2 comentários:

Walter Rabello disse...

Fico muito triste ver o Bosque onde
brincava de Tarzan quando criança, nestas condições. Porque a prefeitura não cuida deste patrimônio que é umas das
poucas reservas de matas que ainda existem? E porque o próprio povo de
José Bonifácio não cria consciência
e aprende a cuidar do meio ambiente?
Hoje moro muito longe da minha cidade natal, fico triste quando vou visitá-la e vejo os rios e os belos lugares
que passei em minha infância tudo poluídos e detruidos pelas pessoas
sem consciência.
Na verdade as pessoas estão totalmente sem Deus no coração em
qualquer lugar. Que pena !
Walter Rabello

Walter Rabello disse...

Estarei sempre visitando este blog, pois tenho muita saudade da minha cidade natal que amo muito.
Sr. Rivaldo tem como postar uma foto do interior do bosque para que eu possa matar a saudade dos meus tempos de criança? Pelo que estou vendo nas
fotos o Bosque já está quase todo desmatado, não resta quase nada dele.
Tenho um calendário da Igreja Matriz de 1981,do Cine Foto Avenida,
Gostaria de postá-lo no Blog. Pode me enviar seu imail para que eu possa te Enviá-lo?
Meu imail é:
menadel_camael@hotmail.com