"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

4 de janeiro de 2012

Era uma vez um bosque...Ali havia um bosque!- (Alguém teria o poder de ressuscitar uma espécie extinta?)-José Bonifácio-SP

O bosque, que alem de ser um nome de um bairro e de muitas histórias, é um micro bioma de muitas espécies vegetais e animais, um produtor e mantenedor da vida.
Dele vem muito do nosso oxigênio e o equilíbrio no nosso clima e temperatura.
A sua importância é inquestionável, mas pode estar ameaçado pelo progresso que avança como um exército impiedoso e por falta de cuidados. 
Hoje o bosque é punhado de árvores mirradas com aparência de doentes.
Quem conheceu aquele lugar há algum tempo atrás podem constatar a diferença: estamos acabando com um tesouro ambiental.

Nas fotos abaixo poderemos ver a perigosa aproximação do homem dessa reserva ambiental, que vem sendo cercada por todos os lados.
Uma ameaça distinta de incêndio que já houve num passado próximo, e agora com as construções de residências nas proximidades o perigo se torna real.

As secas estão vindo cada vez mais intensas e longas. Aquela vegetação poderá se transformar num amontoado de galhos e ramos esturricados e secos pelo calor, pela baixa umidade do ar que ano a ano vem se intensificando.

É fácil deduzir o perigo de um incêndio de grandes proporções naquela área por causa da pouca distancia dos imóveis.
Não duvido que logo terão a "ideia genial" que para resolver esse problema da proximidade dos imóveis vão alargar a ruela que fica entre o bosque e o bairro, derrubando centenas de árvores importantes e centenárias... 


A cidade de José Bonifácio precisa com urgência planejar a sua urbanização para interromper a bagunça que está virando, antes que seja tarde demais com consequências danosas na sua infra-estrutura, saneamento básico e no trânsito que já se mostra confuso e difícil.

Clique nas fotos para ampliar:

Futuro Bairro Monte Alegre:














                           As fotos abaixo são recentes, percebe ali que o Bosque Municipal está a cada dia se definhando.











Postar um comentário