"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

20 de abril de 2021

Fernanda Kaingáng – Culturas indígenas (2017)

 

A advogada e professora Fernanda Kaingáng apresenta um panorama jurídico acerca do direito indígena à terra, questão de importância para todos os povos indígenas. O povo Kaingáng está dividido em poucos territórios no país e se constitui como a terceira maior população indígena. Fernanda fala também sobre o quadro de degradação cultural, erosão da cultura e perda da língua. Ela comenta a precariedade da educação e a violência a que os jovens estudantes são submetidos, em um processo de enfraquecimento da cultura do seu povo.

Depoimento gravado durante o evento Mekukradjá – Círculo de Saberes: Língua, Terra e Território, em outubro de 2017, em São Paulo (SP).

VEJA MAIS VÍDEOS sobre: Fernanda Kaingang

Pesquise:  O povo Kaingang



Créditos

Presidente: Milú Villela Diretor-superintendente: Eduardo Saron Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa Coordenador do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa Entrevista: Thiago Rosenberg Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar Produção audiovisual: Caroline Rodrigues (até 2017) e Vinícius Francisco (terceirizado) Captação de imagem: Sacisamba Captação de som: Tomás Franco (terceirizado) Edição e finalização de imagem: Karina Fogaça


Nenhum comentário: